Marques de Sapucaí - Sambodrómo

O palco do maior espetaculo da terra!

Sambodrómo rio de janeiro
Palco do carnaval carioca

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, também conhecido como Sambódromo do Rio de Janeiro e oficialmente denominado como Passarela Professor Darcy Ribeiro, é um sambódromo localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, na zona central da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Inaugurado no ano de 1984, o local é o palco do festival popular mais famoso do Brasil, o Sambódromo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O projeto estrutural é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, a ideia era que o carnaval carioca tivesse um palco permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba. A obra durou cerca 120 dias.

O primeiro nome oficial foi "Avenida dos Desfiles", marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então. Posteriormente, seu nome oficial mudou para "Passarela do Samba" e, finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser "Passarela Professor Darcy Ribeiro", numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. Essa denominação oficial se conserva até hoje. Popularmente, porém, a obra é mais conhecida como "Sambódromo", que foi um termo cunhado pelo próprio Darcy Ribeiro a partir da junção de "samba" com o sufixo de origem grega "dromo", que significa "corrida". Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, mede cerca de 700 metros de comprimento.

Sambodrómo rio de janeiro
Palco do carnaval carioca

O Sambódromo, como espaço de espetáculo, foi analisado em tese de doutorado onde se registra que "o desfile de carnaval no Sambódromo é o mais importante evento carnavalesco do Rio de Janeiro, não só porque é o mais difundido, mas especialmente porque gradualmente transformou-se em um espetáculo muito elaborado, eclipsando todos os outros eventos carnavalescos da cidade".