Acadêmicos de Niterói revela fantasia para o Carnaval 2024

Acadêmicos de Niterói revela fantasia para o Carnaval 2024

A Acadêmicos de Niterói apresentou nesta segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma das fantasias para o Carnaval 2024. O figurino tem o título de Pretitude Congadeira. A azul e branco também divulgou a explicação da indumentária.

Pretidude Congadeira “Quando a migração forçada de negros escravizados chega em Minas Gerais para atender as demandas econômicas da região, estes negros trazidos de diversas regiões do Brasil carregavam consigo influências de seus países de origem, como Angola, Moçambique, Congo e outros.

Eles criam as irmandades e confrarias leigas, que eram organizações que ajudavam esses escravizados a abrirem pequenos espaços sociais diante do controle das elites brancas. Com o passar dos anos, elas propiciaram e contribuíram para o surgimento de grandes quilombos que se expandem por todo o estado mineiro.

São através desses quilombos que movimentos étnicos culturais começam a surgir em territórios como o antigo Arraial das Formigas (hoje Montes Claros). Graças à fragmentação desses elementos culturais africanos trazidos ao nosso território, os grupos de congadas começam a ganhar corpo e contornos no norte mineiro.

Desfile No Carnaval 2024, a Acadêmicos de Niterói será a sétima escola a desfilar na Sapucaí, na sexta-feira, pela Série Ouro. A azul e branco apresentará o enredo Catopês, um céu de fitas, de autoria do carnavalesco Tiago Martins.