Mangueira apresenta fantasias comerciais de composição alegórica

Mangueira apresenta fantasias comerciais de composição alegórica

A Mangueira divulgou as fantasias comerciais de composição alegórica que levará para a Sapucaí no Carnaval 2024. Os protótipos apresentados são dos carros 2, 3, 4 e 5 e representam, respectivamente, Tapuios e Tapuias do Boi, A Era de Ouro do Rio Antigo, Entidade e Verde e Rosa Dinastia. Tapuios e Tapuias do Boi (Carro 2) O bumba-meu-boi é a principal manifestação cultural maranhense e possui diversos personagens que integram a sua apresentação nos festejos cantando e dançando. Entre eles, as “índias” e “índios” fazem parte de diversos sotaques do Bumba-meu-boi e que podem também receber a denominação de “tapuias” e “tapuios”. Durante as apresentações, dançam em cordão ou fila, em conjunto, com marcações definidas de movimento guiadas pelas toadas.

A Era de Ouro do Rio Antigo (Carro 3) Ao chegar na cidade do Rio de Janeira, Alcione conhece uma cidade boêmia embalada por sucessos de tantos discos de vinil, um momento de ouro da música nacional, na qual viveu e inspirou ainda mais a homenageada, sendo decantada por ela em tantas canções nos diversos palcos da noite carioca.

Entidade (Carro 4) Dona de uma enorme discografia, Alcione é reconhecida por cantar os amores e as dores das mulheres, suas músicas embalam gerações ao tematizar os sentimentos fruto das paixões. “Entidade’’ é um dos seus maiores sucessos, lançado em 1996, e que retrata uma dessas personas femininas por ela evocadas em várias trilhas.

Verde e Rosa Dinastia (Carro 5) A verde e rosa de Mangueira é um símbolo da música e da cultura do Brasil, carregando ao longo de quase um século de existência uma dinastia de artistas sambistas que fazem desse lugar tão especial. É visando a perpetuação dessa dinastia, que a Mangueira do Amanhã, fundada por Alcione, foi criada e atua, mantendo o legado e a missão de nunca deixar o samba morrer.

Desfile No Carnaval 2024, a Mangueira será a quarta agremiação a desfila na Sapucaí na segunda-feira, pelo Grupo Especial. A verde e rosa apresentará o enredo A negra voz do amanhã, em homenagem à cantora Alcione e que será desenvolvido pelos carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão.