Veja fantasias do Arranco para o Carnaval 2024

Veja fantasias do Arranco para o Carnaval 2024

O Arranco do Engenho de Dentro apresentou três fantasias que levará para a Sapucaí na disputa do Carnaval 2024. A agremiação também divulgou o significado de cada figurino. Fantasias Ser carnavalesco é criar fantasia em meio aos caminhos da dita realidade. Não acredito na ideia de que as maiores artes surgem nos momentos difíceis. É a partir dessa crença que a minha jornada se faz como uma busca pela subversão desse pensamento, procurando inspiração em outras leituras de realidade, que me emocionam e alegram.

A arte me dá força para viver a realidade de cada dia. O Instituto Nise da Silveira tem me inspirado a cada dia mais. A arte salva e juntos seremos “Rebeldes pelo Afeto” em um cortejo de reimaginação no carnaval do Arranco do Engenho de Dentro.

Ao final de sua visita pelo Instituto na atualidade, Nise encontra uma turma fantasiada de bate-bola, pronta para curtir mais um carnaval pelas ruas do Engenho de Dentro. A doutora fica feliz, pois acredita que “muitas vezes, deve-se recorrer às atividades lúdicas, que proporcionem satisfação imediata. E o esporte é visto, desta forma, como uma transição entre a brincadeira e o trabalho”.

As bolas das oficinas esportivas transformam-se em adereços para a celebração do “Loucura”. Desde 2003, o ponto de cultura e bloco Loucura Suburbana é um projeto que visa o exercício da felicidade e a reimaginação da loucura pela festa, pela folia, pelo carnaval.

Quando o Instituto ainda era um hospital psiquiátrico, o ato de levar os internos para as ruas do bairro no carnaval era um modo de aproximá-los da população e de combater preconceitos e imagens arcaicas da saúde mental. Hoje, com o fim do manicômio, o Loucura Suburbana segue na missão de promover o afeto e a socialização como formas humanizadas de cuidar do corpo e da mente. No carnaval, podemos materializar desejos, sonhos, fantasias e novos mundos.

Pelas ruas do Instituto, Nise encontra diversos gatinhos que recebem cuidados dos funcionários e usuários dos dispositivos. Esse é um legado deixado por ela, a responsável por implementar no local o inovador método de tratamento com animais de estimação, considerados como “coterapeutas”.

Nise era apaixonada por gatos e foi enfática ao dizer que “desprezo as pessoas que se julgam superiores aos animais. Os animais têm a sabedoria da natureza. Eu gostaria de ser como o gato: quando não se quer saber de uma pessoa, levanta a cauda e sai. Não tem papo”.

Amante dos animais, a doutora mostrou que a troca afetiva com eles auxilia no desenvolvimento de relações e na reabertura do sujeito para a constituição de uma realidade em comunidade.

Desfile No Carnaval 2024, o Arranco apresentará o enredo Nise – Reimaginação da loucura, que será desenvolvido pelo carnavalesco Nícolas Gonçalves. A agremiação será a terceira a desfilar no sábado, na Sapucaí, pela Série Ouro.